domingo, 7 de agosto de 2016

AS PESSOAS NÃO MUDAM, ELAS SE REVELAM!

Você passa a vida inteira achando que conhece todas as pessoas com quem se relaciona. Você aprende a confiar nelas desde criança quando depende de seus pais ou irmãos mais velhos pra tudo, desde andar a comer.

Na adolescência você se apaixona perdidamente pelos novos amigos ou se isola completamente deles. Afinal, adolescência é uma fase muito estranha e fica difícil mesmo de falar a respeito ou usar como exemplo! No entanto, é no colégio que você começa a descobrir os primeiros enganos, primeiras mentiras, traições e as tais das “mudanças” nas pessoas.

Por que o ser humano é tão complicado? Muitas vezes tiro minutos do meu tempo me fazendo essa pergunta e confesso que mal chego a uma resposta. Ainda vou buscar um cientista ou até trocar uma ideia com Deus pra ver se Ele me esclarece a respeito da personalidade humana porque, eu juro, não entendo bolufas!

Aí sua vida vai correndo e você vai observando as pessoas com quem convive e até com quem não convive e tentando entender quem verdadeiramente são. Quem cada uma delas é no espelho de sua própria verdade. Uma coisa é fato: você nunca saberá quem elas realmente são, então, não insista em fazer tais observações como as minhas.

Tantas são lindas com você por algum tempo e, em questão de segundos, tornam-se monstros daquela série fajuta que você detesta assistir na TV. Se modificam completamente. Meu Deus, eu disse que se modificam? Será isso possível? Elas se modificarem ou ANTES apenas usavam… máscaras?

É possível que elas não se modifiquem. Mais real acreditar que, talvez, tenham vivido uma vida inteira carregando pesadas e sufocantes máscaras. Mas aí, o momento chega. Ele sempre chega. Aquele em que a tão colorida máscara cai, causando por vezes, alguns estragos irreparáveis.

Máscara cai ou a SUA VENDA CAI?
Ah, porque nós também temos culpa nisso, sabia? A gente vive se iludindo, criando expectativas, vendo as pessoas através de nossos próprios olhos e nunca através delas e do que realmente são! Dessa forma, é fácil de eu e de você nos enganarmos. Estávamos cegos!

Diante de uma situação que havia acontecido comigo em uma determinada época, sentei com minha irmã, psicóloga formada há anos mas que não atuava tanto na área quanto gostaria, e conversamos a respeito do meu espanto diante de estranhas reações de algumas pessoas. Eu só me perguntava: Por que essa pessoa mudou tanto de uma hora pra outra?

A resposta da minha irmã foi digna desse post:

“As pessoas não mudam, elas se revelam.”

Elas apenas se mostram da forma que realmente são. Ninguém muda pra pior, por mais terrível que seja a criatura! Ela já era terrível desde sempre! Então se alguém teve uma crise ou agiu de uma forma estranha, mesmo que ela esteja passando por uma fase ruim, ela tem aquilo de alguma forma guardado dentro dela.

Minha irmã ainda acrescentou que as pessoas possuem várias personalidades, que isso é normal em ser humano mas, que algumas, se mantém do mesmo jeito até que seu calo seja pisado, seu ponto fraco seja cutucado. Nesse instante, a “fera se mostra” e os tolos assim, tipo eu, ficam horas, dias se perguntando por que as pessoas mudam.

Mas é isso aí.
O jeito é você ir levando, criar menos expectativas sobre as pessoas, não se achar vítima de uma situação já que você também é culpado por ver o que quer, da forma que quer e é bom também ter um pouco mais de paciência porque, afinal, todas as pessoas são complicadas, usam máscaras e você também, bem que adora sair por aí, usando as suas, né?

Fonte do texto: https://osegredo.com.br/2016/05/as-pessoas-nao-mudam-elas-se-revelam/