sábado, 23 de julho de 2016

QUANDO A SUA FELICIDADE DEPENDE DOS OUTROS...

Reflita um momento sobre a felicidade que existe (ou não) na sua vida. Do que depende essa felicidade? De você? Dos outros? Um erro que cometemos e que faz com que nos sintamos infelizes é depender dos outros para alcançar a nossa felicidade. Se os outros não estão felizes, nós também não, mas isso não deveria funcionar assim!

“Se a sua felicidade depende dos outros, suponho que você esteja em uma situação difícil.” – Richard Bach 

Você se identifica com isto? E com os seguintes pontos?
Fazer bonito para os outros

Na vida, sempre procuramos fazer bonito para os outros. Com qual objetivo? Evitar que falem mal de nós, prevenir brigas, sentir-se mal por se achar culpado… Enfim, sempre que pudermos, vamos abaixar a cabeça com o objetivo de ficar na linha e não criarconflitos.

Mas isto não é bem assim. Se surgem diferenças entre duas pessoas e isto dá lugar a um conflito, não se sinta mal! Pense que ambos devem respeitar a opinião do outro, e se alguém se mostra reativo a isso, não é digno de fazer você se sentir mal.

O seu medo é se sentir culpado. Você precisa abaixar a cabeça para que esses conflitos não surjam e assim ser “feliz”? A sua felicidade está em você mesmo e você não deve se reprimir por temor à infelicidade dos outros. A sua felicidade surgirá quando você começar a dar a si mesmo o valor que merece.
Você precisa aprender a ser feliz

Quando você depende dos outros, chegará um momento em que perceberá que não é feliz. Realmente, você está procurando a felicidade das outras pessoas, e não a sua.Você procura o conforto de evitar um confronto, a alegria de estar bem com todos… mas, na verdade, está em constante preocupação por manter tudo isto sob controle.

Deixe de ser vulnerável à opinião dos outros! Você precisa acreditar em você, nas suas possibilidades, e deixar de depender da aprovação, de como os outros querem enxergá-lo. Você não tem motivos para controlar tudo, você não precisa agradar a todos. Isto é impossível de alcançar e você só conseguirá se frustrar.

“A gente aprende a ser feliz quando entende que estar triste não serve para nada”

Aceite que a felicidade dos outros não deve ser a sua própria, que sempre haverá alguém que não vai “bater” com você, e isto é algo que você não pode evitar! E digo mais, aprenda a ser feliz com a rejeição, as críticas, os conflitos… Pense em você primeiro, não nos outros. Seja egoísta ao menos uma vez; isto não está errado!
Sua felicidade é uma questão de atitude

Em um primeiro momento, encarar esta situação não é fácil. Por inércia, você continuará procurando agradar, ter o controle das situações, e evitar chateações. Mas isto precisa acabar e exige um grande esforço. Primeiro, você deve ser consciente da sua situação de dependência e, depois, começar a agir.

Quando você começar a se dar o valor que merece e compreender que a sua felicidade só depende de você mesmo, será o momento de reagir diante das coisas que antes você evitava que acontecessem. Se alguém se mostrar contrário a você ou tentar redirecionar a sua vida do seu jeito, reaja! Além de ter um pico de adrenalina, você se vai se sentir ótimo!

Também é preciso que você responda “O que é ser feliz?”, pois para cada pessoa a felicidade está em coisas diferentes. Por esse motivo, não podemos deixar que ela dependa dos outros, já que é algo pessoal! Talvez você tenha medo de encontrar a sua própria felicidade, ou talvez não queira assumir esta responsabilidade. Seja como for, só você pode encontrar a sua própria felicidade.

Qual é o significado da felicidade para você? Esta é a primeira pergunta que você precisa responder. Mas não cometa o erro de pensar em mais alguém. Não, agora é hora de você pensar em si, você é a primeira coisa. Seja responsável e encontre a sua felicidade.

Se você depende dos outros para ser feliz, esperamos que possa aprender, aos poucos, a procurar a sua própria felicidade, sem precisar de ninguém. É muito fácil deixar essa responsabilidade para os outros, pois ser infeliz é fácil! Comece hoje a mudar isto.

Fonte do texto: https://osegredo.com.br/2015/12/quando-a-sua-felicidade-depende-dos-outros/