terça-feira, 12 de julho de 2016

COMO EMOÇÕES REPRIMIDAS AFETAM NOSSA SAÚDE FÍSICA:

Toxinas são, entre outras coisas, criadas por fatores emocionais. Raiva suprimida, por exemplo, pode alterar totalmente a flora da vesícula biliar, do ducto biliar, e o intestino delgado, e pode piorar a condição do pitta, causando inflamação na superfície da membrana mucosa do estômago e do intestino delgado.

Da mesma forma, medo e ansiedade podem alterar a flora do cólon. Como resultado, o estômago torna-se inchado de gás, que se acumulam nas “bolsas” do cólon, causando dor. Essa dor pode ser muitas vezes confundida com problemas de coração ou fígado.

Pelo fato de a repressão ter um efeito ruim, recomenda-se não reprimir qualquer emoção ou impulsos corporais, tais como tosse, espirros e flatulência. Emoções reprimidas criam desequilíbrio da vata, que afeta o agni, resposta autoimune do corpo.

Quando o agni está fraco, a resposta imune normal pode tornar-se ausente. Isso pode causar reações alérgicas a determinadas substâncias, como pólen, poeira e flores. Alergias não podem ser radicalmente curadas usando anti-histamínicos, porque são resultado de emoções reprimidas.

Alergias também podem ser causadas por parasitas intestinais. Por exemplo, se você tiver amebas em seu intestino grosso, vai se tornar alérgico ao pólen. Pessoas que nasceram com imunidade baixa muitas vezes sofrem de alergias porque elas têm uma ligação estreita com as respostas imunológicas do corpo.

Por exemplo, uma pessoa nasce com uma constituição pitta será naturalmente sensível a alimentos picantes, quentes, porque eles agravam o pitta. Da mesma forma, as emoções reprimidas pitta, como ódio e raiva, também podem aumentar a sensibilidade da pessoa para os alimentos que agravam a pitta.

Pessoas com constituição kapha são muito sensíveis aos alimentos que agravam o kapha. Essas pessoas são sensíveis a produtos como laticínios, que causam tosse, resfriado, congestão e chiados no peito. As pessoas que reprimem as emoções kapha, como apego e ganância, vão ter reações alérgicas a alimentos kapha.

Ayurveda recomenda observar essas emoções com desprendimento, e em seguida, permitira sua libertação. Quando as emoções são reprimidas, causam uma perturbação da mente e, eventualmente, distorcem as várias funções do corpo.

Fonte: Spirit Science - Traduzido pela equipe do site O Segredo - Via: https://osegredo.com.br/2015/08/como-emocoes-reprimidas-afetam-nossa-saude-fisica/