terça-feira, 31 de maio de 2016

Como a depressão afeta todo o organismo:

Estudo sugere que a depressão provoca alterações no corpo que podem aumentar o risco de cancro e doenças cardiovasculares. 

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Mais do que uma simples tristeza, a depressão é uma doença séria que precisa de tratamento.

Um grupo de investigadores da Universidade de Granada, em Espanha, sugere que este problema não é apenas psiquiátrico e que pode pôr todo o organismo em ‘cheque’.

Os cientistas analisaram 29 estudos anteriores, que envolveram 3.961 pessoas, e descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de stress oxidativo mais altos no organismo.

O que significa que o corpo fica repleto de moléculas chamadas radicais livres, que envelhecem as células e servem de ‘combustível’ para problemas de saúde como cancro, doenças cardiovasculares e até Parkinson.

Além de reforçar a relação entre distúrbios mentais e problemas de saúde no resto do corpo, este estudo poderá abrir portas para o desenvolvimento de novos tipos de tratamentos, destaca a Revista Saúde.

Fonte: http://www.bancodasaude.com/noticias/como-a-depressao-afeta-todo-o-organismo