terça-feira, 3 de novembro de 2015

AS 7 FORÇAS POR TRÁS DA MOTIVAÇÃO HUMANA

Motivação é força definitiva que faz com que você faça algo. Ela não somente inicia e dirige comportamentos orientados por metas, mas ela também os sustenta. As ações podem ser tão simples quanto comer de forma saudável, ou tão complexas quanto ganhar o Prêmio Nobel; toda ação tem uma quantidade de motivação por trás. As forças por trás da motivação humana podem ser biológicas, emocionais, sociais ou da própria natureza humana.

Muitas experiências têm sido conduzidas para explicar a motivação e muitos pesquisadores chegaram a inúmeras teorias para explica-la. Enquanto todas as teorias tentam explicar as forças por trás da motivação dentro de um determinado escopo, todas elas possuem certa quantidade de elementos comuns.

A hierarquia de necessidades de Maslow talvez seja a mais famosa teoria que explica as necessidades motivacionais em diferentes níveis. Outras teorias especulam que a motivação é causada por instintos internos, para conter tensão interna, para satisfazer urgências biológicas, ou para ser incentivado.

Veja a lista das 7 forças por trás da motivação humana:

1) Auto realização

Todo mundo irá tentar conquistar aquilo que pode, desde que eles sintam que possuem a capacidade para isso. Alguns indivíduos podem desejar ser ricos homens de negócio, enquanto outros desejam ser músicos bem-sucedidos ou atletas.

A auto realização precisa de uma grande motivação para as pessoas fazerem o que desejam. Entretanto, para que você possa realizar seu potencial total, você precisará ter dominado todos os outros itens detalhados abaixo.

2) Auto proteção

Uma vez que as necessidades biológicas foram conquistadas, o indivíduo busca por proteção e segurança; isso surge de um desejo de auto proteção. Enquanto os antigos humanos tinham uma ideia completamente diferente de proteção; hoje, necessidades de segurança incluem um bairro seguro, acesso ao sistema de saúde, permanecer empregado e proteção das forças da natureza. Completar essas necessidades podem ser um grande motivador.

3) Amor e pertencimento

Uma vez que o indivíduo satisfez ambas as necessidades físicas e de auto proteção, eles partem em busca das necessidades sociais; isso pode ser amor, afeto e pertencimento. Os humanos são animais sociais, e eles são motivados a construir relacionamentos com significado como amizades, relações familiares, relações amorosas e outras necessidades interpessoais para dar a você o senso de pertencimento. Essa é a uma das razões principais de porque os humanos formam comunidades, seja uma família, um grupo de amigos, religião ou qualquer outro tipo de interesse;

4) Status e/ou Estima

Todo ser humano tem a necessidade de impor respeito e status na sociedade; isso inclui também autoestima. É um fator importante por trás do que as pessoas fazem, já que elas querem se sentir valorizadas e respeitadas pelos outros. Reconhecimento social, valor pessoal, e outras conquistas são alguns dos fatores dirigindo você para preencher suas necessidades de autoestima.

Uma baixa autoestima ou um complexo de inferioridade também pode fazer com que alguém se afaste das coisas que ele quer fazer; esta é uma forma de motivação negativa. Entretanto, apenas ser aceito pelos outros já será o suficiente; alguém precisa aceitar seu valor internamente para ter uma alta autoestima.

5) Conquistar um parceiro

Um dos principais fatores por trás do comportamento humano, ou qualquer outro comportamento animal com o mesmo motivo, é a necessidade de satisfazer a necessidade sexual de alguém. Enquanto o sexo pode ser classificado dentre as necessidades fisiológicas, um parceiro é alguém com que você quer ter uma prole; alguém que irá ajudar você a levar seus genes à frente para a próxima geração;

Um macho irá tentar qualquer coisa em seu poder para atrair uma fêmea, enquanto uma fêmea faria o mesmo para atrair um macho que se encaixe em seu perfil. Esse é um dos principais fatores por trás da indústria de cosméticos, dirigir a motivação humana para comprar através da necessidade de conquistar o(a) parceiro(a) ideal.

6) Reter o parceiro

Enquanto é muito fácil atrair uma parceira, é muito difícil retê-la. Nós nos apresentamos como a pessoa ideal para que nossa parceira perceba que é válido permanecer conosco. Nos tempos antigos, era esperado que o macho provesse para sua família, enquanto a fêmea costumava tomar conta da família em casa. Entretanto, isso não se aplica a todos os casais nos tempos atuais, nos dias de hoje você pode esperar ver os papéis completamente trocados. Ainda assim, a retenção do parceiro ainda é um dos fatores por trás da motivação humana.

7) Necessidades fisiológicas

As necessidades fisiológicas são as mais básicas necessidades e são vitais para a sobrevivência humana. Isso inclui comida, água, abrigo e sono. Enquanto o ser humano não tiver satisfeito suas principais necessidades, ele não se motivará o suficiente para buscar as outras. Por isso, essas necessidades básicas são as formas mais cruciais por trás da motivação humana.

A motivação humana é uma coisa muito complexa, e as forças por trás da mesma podem ser bem difíceis de serem explicadas. Entretanto, se você aprender o link entre as diferentes necessidades e a urgência em satisfazê-las, então você poderá compreender os principais fatores por trás da motivação humana.

-Fonte: internet